Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os 10 monumentos inperdíveis em Lisboa

por Dude´s, em 13.04.15

Lisboa é uma cidade que tem inúmeros monumentos e nem todos são muito conhecidos. Neste artigo indicam-se 10 monumentos que quem visita a capital de Portugal não deve deixar de conhecer.

 

Aqueduto das Águas Livres

 

Este monumento tem o maior arco de pedra do mundo e foi construído para celebrar a chegada da água à cidade de Lisboa. O Aqueduto estende-se ao longo de 58 km e é uma das mais notáveis obras da engenharia hidráulica alguma vez feita. Só no século XX é que deixou de fornecer água à cidade de Lisboa, função que cumpria desde 1748. Na sua galeria interior existem dois corredores por onde se pode ter acesso a uma vista panorâmica de Lisboa.

 

Castelo de São Jorge

 

Foi aqui que a cidade de Lisboa começou, em 1147. O incrível Castelo de São Jorge tem 11 torres e um fosso seco e encontra-se no topo da colina do centro histórico. Quem visita o castelo pode subir às torres, caminhar pelas muralhas e também apreciar a vista sobre a cidade, para além de conhecer mais um pouco sobre uma grande parte da história de Lisboa.

 

Convento do Carmo

 

Este convento ficou construído no início do século XV. A sua igreja era a principal igreja do estilo gótico em Lisboa. Depois de ter sido afetado pelo terramoto de 1755 não voltou a ser reconstruído, apesar de ter sofrido algumas alterações. As ruínas da igreja acolhem a Associação dos Arqueólogos Portugueses e o convento acolhe um quartel da GNR.

 

Elevador de Santa Justa

 

Este elevador, situado na Rua de Santa Justa, foi inaugurado a 10 de Julho de 1902 e foi construído para servir como transporte público. A sua lotação máxima é de 90 passageiros (45 em cada cabina) e atualmente é o único ascensor vertical em Lisboa que está aberto ao público. Faz a ligação entre a Baixa e o Bairro Alto. Sendo que tem uma altura de 45 metros, proporciona uma vista incomparável sobre a cidade e sobre o Rio Tejo.

 

Mosteiro dos Jerónimos

 

O Mosteiro dos Jerónimos, uma das sete maravilhas de Portugal, foi fundado no início do século XVI e situa-se em Belém. Este é um monumento bastante representativo do estilo Manuelino e lá podem-se encontrar os túmulos de algumas personalidades da história portuguesa, como Vasco da Gama, Fernando Pessoa, Luís da Camões, e também alguns reis. No complexo adjacente ao Mosteiro pode-se encontrar o Museu da Marinha e o Museu Nacional da Arqueologia.

 

Padrão dos Descobrimentos

 

O Padrão dos Descobrimentos foi inaugurado em 1960 como comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. A sua fachada tem esculpidas 33 figuras ilustrativas da época dos Descobrimentos, sendo que a mais imponente é a do Infante D. Henrique. Ao seu lado está um mapa do Mundo desenhado no chão, com todas as rotas que os portugueses traçaram durante os Descobrimentos. É possível subir ao topo deste monumento para ter acesso a uma vista deslumbrante sobre o Rio Tejo e Belém.

 

Panteão Nacional

 

O Panteão Nacional está situado na Igreja de Santa Engrácia e existe desde 1916. Muitas figuras da história portuguesa estão lá sepultadas, como por exemplo Amália Rodrigues, Almeida Garrett e alguns Presidentes da República. Estão também presentes memoriais dedicados a algumas figuras importantes da história portuguesa que não estão lá sepultadas, como Luís de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, entre outros.

 

Parque e Palácio Nacional da Pena

 

O Parque e o Palácio da Pena situam-se no topo da serra da Sintra. A arquitetura do Palácio tem influências do estilo Manuelino. O Palácio, considerado uma das sete maravilhas de Portugal, está construído de forma a poder ser observado de qualquer ponto do parque. A partir do Palácio da Pena pode-se ter uma vista magnífica sobre Sintra.

 

Sé de Lisboa

 

A Sé de Lisboa é um dos monumentos mais antigos da cidade e já sofreu várias reconstruções devido aos danos provocados por vários terramotos. Apesar disso, é o único monumento do estilo romântico que ainda existe em Lisboa. É lá que estão os túmulos do rei D. Afonso IV e da sua mulher. Também se pode encontrar uma coleção designada por Tesouro da Sé Patriarcal.

 

Torre de Belém

 

A Torre de Belém é uma das sete maravilhas de Portugal. Foi construída em 1915 com o objetivo de proteger a entrada do porto de Lisboa pelo rio e como homenagem a S. Vicente. A sua pedra está trabalhada com temas marítimos, que são uma referência aos Descobrimentos. Tem também uma decoração típica do estilo Manuelino e o seu interior enquadra-se no estilo gótico. No passado, para além das funções de defesa, também funcionou como alfândega, posto de telégrafo, farol e prisão.

 

publicado às 17:08


1 comentário

Sem imagem de perfil

De António Dias Antunes a 15.04.2019 às 23:03

Imperdível é com m e não com n

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D