Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quando se fala de Brasil, quem nunca ouviu sobre as riquezas culturais do nordeste, com seus costumes bem ímpares. O nordeste é uma região formada por uma miscigenação de negros, índios, europeus, dando uma característica única ao povo da região, com uma enorme variedade de costumes, sendo então uma população muito rica e diversificada, do ponto de vista cultural.

 

A região nordeste contempla 9 estados do Brasil, sendo eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Muitos, ao pensarem em “nordeste” logo vinculam a belas praias, folclore ou carnaval. Mas vamos entrar virtualmente, dentro dessa vasta região e conhecer o que ela tem a nos oferecer com seus costumes e sua cultura.

 

 

Festas

 

Mais conhecido aos redores de Salvador, Olinda ou Recife, o carnaval é uma porta de entrada para turistas que desejam conhecer a região. Uma festa típica do Brasil e ainda mais forte na região nordeste, movimenta toda a população nos preparativos e transforma dias em folias animadas, com muita música, muita gente, muita dança e muita alegria.

 

Típico da região nordeste, as festas do Bumba meu Boi tem sua importância entre os moradores, uma festa que gira em torno de um drama, onde um homem negro precisa roubar o boi de um homem branco para alimentar sua mulher grávida, no entanto, é preciso ressuscitá-lo posteriormente.

 

Tão fortemente conhecida, é também a gratidão à rainha do mar. Festa de Iemanjá. Todos os que possuem compromissos com a Rainha do mar, levam as praias flores, presentes, espelhos, joias, perfumes, etc. e oferecem a rainha. Uma festa muito tradicional da região nordeste.

 

Danças

Conhecida nacionalmente, mas introduzida na região nordeste do Brasil pelos escravos africanos, a capoeira é uma mescla de luta e dança. Ao som do berimbau, formam-se rodas de dança e os integrantes interagem entre si.

 

Alívio de alma, calmante do eu interior, o coco é outra forma de dança, mas conhecida pelos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, praticada nas horas vagas e de descanso. Historicamente, muitos de seus adeptos eram os cangaceiros.

 

Frevo, dos salões até as ruas. Outra típica dança, originada a partir dos passos da capoeira. Dança que é muito praticada ao longo das festas carnavalescas.

 

Culinária

 

Impossível pensar em nordeste e não pensar em culinária típica. Aquelas apimentadas, com temperos fortes. Muito comum para os navegadores de primeira mão, é o desconhecimento de costumes regionais típicos da culinária, por exemplo: quem nunca ouviu uma história de que um amigo foi para o nordeste, e quando foi pedir o seu acarajé, se deparou com a pergunta “quente ou frio?”, para os acostumados a comer comidas quentes em temperatura, respondem enganadamente que querem o acarajé quente, mas logo na primeira mordida, entende-se o significado de quente para a população nordestina. Cuidado, quente é apimentado.

 

Mas claro que em uma região rica de costumes e cultura como o nordeste, acarajé não o único prato típico a se provar, em uma visita a região. Existem também diversos outros deliciosos pratos como carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão verde, canjica, tapioca, peixes, frutos do mar, as frutas: ciriguela, umbu, buriti, cajá e macaúba.

 

Religiosidades

 

Candomblé na Bahia, xangô em Pernambuco, ou ainda, tambor de menina no maranhão, é um culto religioso, que foi trazido pelos escravos africanos para a região. A interação existente com os povos brancos do Brasil, na região nordeste, propiciou algumas modificações na essência do candomblé.

 

Como nordeste e carnaval estão intimamente ligados, surgiu novas variações do candomblé: o Afoxé, que está adaptado ao carnaval. No Afoxé, oferecem farofa com azeite de dendê para exu não interferir nas festas de carnaval.

 

Em janeiro, água e flores caem sobre as escadas do Santuário do Senhor do Bom Fim. A lavagem do Bom Fim é também tradicional na região da Bahia e atrai muitos fies anualmente.

 

Artesanato

 

Outro costume de elevada importância na região é a produção de artigos artesanais. Costume que propicia a movimentação comercial na região, e alegra turistas que procuram artefatos regionais, como forma de recordação. O artesanato possui uma variedade imensa de produtos, entre eles redes tecidas, rendas, produtos de couro, cerâmica, madeira, etc.

 

Agora que já conhece um pouco mais sobre a riqueza cultural e de costumes da região nordeste do Brasil, por que não conferir de perto?

publicado às 15:11


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Nordeste a 19.09.2021 às 23:56

bacana esse olhar!
Sem imagem de perfil

De Clark Souza a 17.11.2021 às 13:26

A tecnologia avança a cada dia por isso no pais devemos ficar de olho no que nossos filhos acessam no celular, eu tenho um programa instalado no celular do meu filho que me da acesso a tudo que ele esta fazendo é muito bom baixem e proteja seus filhos. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-instagram

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D